SÁBIA MENINA


Conheci uma menina sábia que não pode andar. Está confinada a uma cadeira de rodas, onde passará o resto da vida, já que os médicos perderam as esperanças de que ela volte a andar.
Quando a conheci, abriu um sorriso que me queimou de tanta felicidade. Como era feliz! Ela não se escondia sob um manto de autopiedade, não esperava ser aceita, nem sentia vergonha. Sentia-se totalmente inocente por não poder andar, como um cãozinho não que sabe se é vira-lata ou se tem pedigree.
Ela não se censurava. Esta era sua sabedoria.
Já vi o mesmo olhar de sabedoria em outras crianças “pobres”, como a sociedade costuma chamá-las, por não terem comida, dinheiro, boas casas, nem saúde. Quando atingem certa idade, muitas percebem as péssimas condições em que vivem. O modo como os adultos as vêem rouba-lhes esta primeira inocência, tão rara e preciosa. Acreditam que devem se sentir constrangidas, por isso ser o “certo”.
Mas esta sábia menina, de apenas quatro anos, superou a piedade e a vergonha, como um pardal que voa despreocupado. Ela segurou meu coração em suas mãos, fazendo-o sentir-se leve como algodão, e eu não consegui nem pensar.
- Que coisa impressionante!
Eu vi a luz do amor! Em sua inocência, as crianças sabem que carregam essa luz. Se deixarmos, elas nos ensinarão a nos enxergar da mesma forma.
O olhar da menina contém o mesmo conhecimento que a natureza põe no coração de cada ser. É o segredo inaudível da vida, que não pode ser traduzido em palavras. Apenas sabemos. Sabemos o que é a paz e o que devemos fazer para não ferir ninguém. Sabemos que até num suspiro há um gesto de gratidão em relação ao Criador. Ela sorri por estar viva, esperando, paciente, que o tempo de ignorância e tristeza passe, como uma miragem.
Cada vez mais vejo este conhecimento nos olhos das crianças, o que me faz acreditar que a sua inocência esteja aumentando. Elas desarmarão os adultos e isto bastará para desarmar o mundo. Elas não vêem por que prejudicar o meio ambiente, então poderemos limpá-lo sem discussão. A menina sábia revelou-me o futuro, ao olhar para mim, cheia de paz e contentamento. Sinto-me feliz em confiar mais nela do que nos especialistas. Como a luz do amor dissipa a culpa e a vergonha, sua profecia se cumprirá.

Um poema de Michael Jackson, publicado no livro Dancing the Dream

Nenhum comentário :

Postar um comentário